Ensemble Pasarela

Como uma passarela entre músicas e estilos, o Ensemble Pasarela é formado por quatro musicistas franceses, solistas de reputação internacional, que se uniram por ocasião de uma turnê brasileira, realizada em maio de 2011.

O repertório do grupo, enraizado na música latina, vai de Darius Milhaud a Astor Piazzolla, de Bruno Maurice a Villa-Lobos, passando também por Kurt Weill e Fritz Kreisler, contando ainda com Alberto Ginastera e Gustavo Beytelmann.

Desse raro encontro musical, o clarinetista Jérôme Voisin, a violinista Maud Lovett, o pianista Frédéric Lagarde, descobriram no acordeon de Bruno Maurice a amálgama de um colorido único: uma viagem entre a Europa e a América do Sul.

Integrantes
Maude Lovett – Violino
Jérôme Voisin – clarinete
Bruno Maurice – acordeon
Frédéric Lagarde – piano

Programa dos recitais no Brasil

Darius Milhaud: Suite para violino, clarinete e piano

Claude Debussy: Duas Arabesques / Reflets dans l’eau – piano

Claude Debussy: Rapsódia para clarinete e piano

Manuel De Falla: Dança do fogo – acordeon

Alberto Ginastera: Variações concertantes

Darius Milhaud: Scaramouche

Heitor Villa-Lobos: Valsa da dor

Heitor Villa-Lobos: Choros n°7

Bruno Maurice: Suíte Lumière

Antonio Carlos Jobim: Medley

 

Dia 23/05 (segunda) A partir das 9h, Apresentação e Master Classes
Local: Casa do Zezinho, Rua Anália Dolácio Albino, 30

Dia 25/05 (quarta) Apresentação no Sesc Consolação

Dia 27/05 (sexta) Apresentação no Rio de Janeiro – Música no museu
Local: Museu da República, Rua do Catete, 153 – às 18h

Maud Lovett, violino
Premiada em inúmeros concursos internacionais, Maud Lovett desenvolve uma carreira musical em diversos segmentos: música de câmara (Ensemble Calliopée, Ensemble Contraste), música contemporânea (Ensemble TM+), música oriental (com o cantor libanês Marcel Khalifé), tango (Quinteto Centos), além de uma consistente carreira como solista, participando de concertos e festivais de música na Europa, e de professora, ensinando no Conservatório Regional de Amiens e como diretora do Festival Hagues en Musiques. Em 2009, Maud recebeu o importante « Choc Classica » pela sua gravação da obra d eMartinu com o Ensemble Caliliopée.

Jérome Voisin, clarinete
Diplomado pelo Conservatório Nacional Superior de Lyon, especializou-se no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris com Pascal Moraguès. Premiado em importantes concursos internacionais, é camerista com grande foco na interpretação de música contemporânea, além de atuar como jazzista Após tocar dez anos como músico da Orquestra Filarmônica da Radio France, desde 2006 atua como solista dessa orquestra. É professor no Conservatório de Boulogne e na Academia de Música de Câmara de Saint-Geniez d’Olt.

Fréderic Lagarde, piano
Ganhador do Primeiro Prêmio no Conservatório Nacional Superior de Paris, Lagarde foi premiado em dez importantes concursos internacionais de piano na Europa, sendo citado no Le Point entre os pianistas franceses mais importantes de sua geração. Atua como solista e camerista em diversos festivais na França, como o Pablo Casals à Prades, Montpellier (Radio-France) e Folle journée de Nantes e em outros países europeus, Estados Unidos e África. Dirige diversos festivais de música e suas gravações tem sido elogiadas pela imprensa, como Le monde de la musique e Diapasons.

Bruno Maurice, acordeon
Solista internacional e professor do Conservatório de Bordeaux, Bruno especializou-se na Ucrânia com um dos maiores especialistas, Vladimir Vladimirevitch Besfamilnov, na Academia Tchaikovsky de Kiev. Dessa importante relação, Bruno conquistou o privilégio de se apresentar com um « Apassionata », instrumento único no mundo, criado pelo seu mestre. Ganhou diversos importantes prêmios na Europa e participa regularmente de gravações, tendo produzido três discos como solista.

Patrocínio | Société Générale