Lukás Vondrácek turnê Brasil

O pianista tcheco Lukás Vondrácek, vencedor em 2016 do célebre Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, realiza, a partir de 31 de agosto, uma turnê por cinco cidades brasileiras: Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Manaus e Florianópolis.

Lukás Vondrácek começou a tocar piano muito cedo. Aos 4 anos de idade apresentou-se pela primeira vez ao público. Aos 10, fez sua primeira turnê internacional e, aos 16, tocou no Carnegie Hall, em Nova York.

Dono de uma intensa musicalidade natural e de uma notável habilidade técnica, realizou seus primeiros estudos na Academia de Música Karol Szymanowski, em Katowice, na Polônia, e no Conservatório de Viena, na Áustria. Posteriormente, estudou com Hung-Kuan Chen, no Conservatório de New England, em Boston, Estados Unidos, graduando-se com honras em 2012.

Desde muito jovem vem se destacando na cena internacional, tendo conquistado os primeiros prêmios nos concursos internacionais de piano de San Marino e Unisa, além de um prêmio especial no Concurso Internacional Van Cliburn 2009.

Vondrácek já se apresentou nos mais importantes palcos do mundo, entre eles Tonhalle (Zurich), Concertgebouw (Amsterdam), Carnegie Hall (Nova York), Konzerthaus (Viena), Casa da Música (Porto) e Auditorio Nacional (Madrid). Atuou como solista de orquestras como a Filarmônica Tcheca, Philharmonic de Londres, Sinfônica de Viena, Sinfônica de Berlim – sob a batuta de regentes como Paavo Järvi, Marin Alsop, Christoph Eschenbach e Krzysztof Urbanski.

Em 2004, gravou seu primeiro álbum, com obras de Mendelssohn, Liszt, Janácek e Dohnányi. Em 2012 lançou novo álbum, com obras de Haydn, Rachmaninov e Prokofiev.

Além de sua turnê por palcos brasileiros, sua agenda para a temporada 2016/17 inclui concertos com a Orquestra da Filadélfia, Filarmônica de Oslo, Orquestra Nacional da Bélgica, Filarmônica de Luxemburgo, Filarmônica de São Petersburgo e Filarmônica Real de Liège, e ainda e recitais em Hong Kong, Leipzig, Praga e Varsóvia.

Serão seis as apresentações de Lukás Vondrácek no Brasil, em cinco cidades – três recitais solo e três concertos com orquestra.

Nos concertos com orquestra, em Belo Horizonte e em Manaus, destaca-se no programa o Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninov. O compositor russo, acrescente-se, foi o escolhido para o concerto que Vondrácek fez nas finais do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, mas com outra obra, o sempre magnífico “Rach 3” (o Concerto para piano e orquestra nº 3).

Nos recitais solo, ao lado de peças de Liszt e Brahms destaque-se a presença de uma obra de Vítezslav Novák (1870-1949), compositor do pós-romantismo tcheco praticamente inédito no Brasil.

A turnê se realiza sob coordenação de Cristina Barros Greindl, brasileira radicada em Bruxelas desde 1987, conta com direção artística do pianista Fábio Caramuru e produção da Echo Promoções Artísticas. O patrocínio é das empresas CoimpaPeróxidos do Brasil e Fundação BNP Paribas.

Assista Lukás Vondrácek durante as finais do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, em 26 de Maio de 2015, em Bruxelas, quando – como solista da Orquestra Nacional da Bélgica regida por Marin Alsop – interpretou o Concerto para piano e orquestra nº 3 de Rachmaninov: