Mais informações em breve

Fábio Caramuru lança videoclipes EcoMúsica : Araras, Harpia e Hidorigamo

‘EcoMúsica | Harpia’, ‘EcoMúsica | Araras’ e ‘EcoMúsica | Hidorigamo’ são os novos videoclipes do projeto EcoMúsica, iniciativa que une o canto dos pássaros e a música do pianista Fábio Caramuru. Os vídeos podem ser vistos logo abaixo, seguidos de mais informações sobre cada um deles:      

EcoMúsica | Harpia foi composta especialmente para três elementos: a ave de rapina, as Cataratas do Iguaçu e o coreógrafo/dançarino Ismael Ivo, que protagoniza o vídeo com Fábio Caramuru, concretizando uma “trilha imagética”, cuja ideia surgiu em 2016, em uma visita às Cataratas do Iguaçu, quando, o músico também tomou conhecimento do trabalho que vem sendo realizado para a preservação do pássaro, ameaçado de extinção no Paraná, no ‘Refúgio das Aves’: “A imponência da ave associada à grandiosidade das Cataratas do Iguaçu encontram perfeita ressonância com a sensibilidade do bailarino Ismael Ivo”, diz Caramuru.

Inteiramente filmado no Parque das Aves, localizado em Foz do Iguaçu, o videoclipe EcoMúsica | Araras mostra o pianista em meio às araras, interagindo com os sons das aves, gravados in loco. A música de Fábio Caramuru, criada especialmente para o vídeo, é baseada na obra “Il neige” (1902), escrita pelo compositor Henrique Oswald. No início, há a reprodução literal da icônica obra de Oswald, expandindo-se para a improvisação a partir do momento em que a câmera focaliza o voo das araras. Nas filmagens, foi utilizado um piano histórico Schiedmayer & Söhne (Stuttgart), de 1925.

Já em EcoMúsica | Hidorigamo Fábio Caramuru divide um momento especial de criação com a nipo-brasileira Hideko Honma, ceramista reconhecida pela beleza de suas peças utilitárias. O tema musical integra o CD ‘EcoMúsica | Aves’, lançado em abril deste ano no Brasil e no Japão, pelo selo Flau. Para esse terceiro videoclipe, foi utilizado um piano da marca japonesa Shigeru Kawai.

Saiba mais sobre o Projeto EcoMúsica no site do pianista Fábio Caramuru: www.fabiocaramuru.com.br